Edificado na fé, construindo o presente, contemplando o futuro
Breve Histórico
Idealizado, fundado e construído por Monsenhor Adelmar da Mota Valença, denominado de GINÁSIO DO ARRAIAL com a finalidade de ser presença católica nas famílias do antigo bairro do Arraial, atualmente, Heliópolis. Foi inaugurado em 07 de março de 1956, no dia de Santo Tomás de Aquino, patrono desta casa de educação. Tendo como primeiro Diretor Mons. Adelmar da Mota Valença e a administração das Irmãs do Rosário de Fátima.

Proposta Pedagógica
Tradicional e Construtivista
A nossa proposta pedagógica pauta-se em uma pedagogia Tradicional e Construtivista, voltada para a formação do ser humano como agente da história e construtor do conhecimento, primando pelo desenvolvimento intelectual e humano para o exercício consciente da cidadania. Assim, temos como objetivo principal o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuem para a atuação dos nossos estudantes em meio à sociedade.
SISTEMA DE ENSINO – SFB E FTD
SISTEMA FARIAS BRITO (SFB) - Os matérias do SFB buscam promover um ensino que coloca os discentes nas principais faculdades do país. Ademais, tornam-se cidadãos protagonistas na sociedade. Está em 1º lugar do Brasil, no ENEM e nas principais universidades do país.
FTD – Os matérias da FTD de Ensino são elaborados seguindo uma sequência lógica de conteúdos que respeitam a faixa etária a que se destinam. A ideia é prepará-los não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formar cidadãos conscientes.
DIFERENCIAL
O desenvolvimento de habilidades e competências à luz da fé, através de vários projetos pedagógicos, dentre eles, o FESTVOC, o Andança, Oficina das Finanças, Projeto de Vida, Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE) e o Serviço de Orientação Religiosa (SOR), que promovem vivências dos valores cristãos.
RESUMO DA PROPOSTA
Busca o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuem para uma atuação competente dos estudantes em meio a sociedade.
Tradicional – Conservação da história
Construtivista – Metodologia moderna que promove o conhecimento, através das interações entreos estudantes e os professores. (Ensino Aprendizagem)
O CMA, apresenta-se com uma infraestrutura que oportuniza o pleno desenvolvimento do educando, oferecendo espaço para a expressão cultural, artística, esportiva e religiosa. Assim encontra-se equipado de:
Laboratório de informática:


Laboratório de Ciências - Aplicar a teoria estudada em sala de aula, fazendo com que os estudantes testem conceitos e formulem ideias sobre determinados assuntos.


Laboratório de Matemática - Criar novas soluções para os problemas apresentados, trabalhar com atividades lúdicas e refletir sobre ideias matemáticas.


Biblioteca - Tem como objetivo incentivar os estudantes a serem protagonistas do seu próprio aprendizado, praticando a leitura e a produção textual.

Quadra aberta (futsal, basquete e voleibol);


Quadra coberta (futsal, basquete e voleibol);


Capela dedicada a Santo Tomás de Aquino;


Salão de eventos;


Parquinho Infantil - Ajudar as crianças a através das brincadeiras, a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressa-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, as crianças não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, às suas competências emocionais e sociais.


Fazendinha - Desenvolver a percepção dos estudantes, acerca do cuidado que se deve ter com os animais e a natureza;
Classificar as diferenças e as semelhanças entre os animais ; Promover brincadeiras em relação aos animais.


Horta - Incentivar o contato direto com o ambiente natural, propiciando o estudo concreto, despertando a responsabilidade com o mesmo, pois a mesma é um espaço cheio de organismos vivos .
Sala multifuncional (espaço de vivência dos itinerários - Novo Ensino Médio)


EDUCAÇÃO INFANTIL 2024
Resumo da Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Educação Infantil está alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se constitui como parte integrante da Educação Básica e visa o desenvolvimento integral e cidadão dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da Educação Infantil busca garantir a apropriação, renovação e articulação dos conhecimentos, bem como, assegurar o direito à proteção, à convivência, ao respeito, a interação com outras crianças, entre muitos outros aspectos que são de fundamental importância nesse processo de desenvolvimento.
Com isso, a vigente proposta se articula, também, com as vivências e conhecimentos construídos pelas crianças na família e comunidade, a fim de promover a ampliação dessas experiências e consolidar novas aprendizagens, que estimulam a socialização, autonomia e comunicação.
Para tanto são desenvolvidas atividades que permitem as crianças:
• Conhecer a si e ao outro, bem como, estabelecer uma relação com a natureza no contato com diferentes ambientes;
• Desenvolver atividades práticas de cuidados pessoais como vestir-se, alimenta-se e higienizar-se;
• Brincar e experienciar atividades com materiais diversos;
• Aproximar as crianças da literatura, no contato com diferentes histórias; Estimular a interação com as pessoas;
Entre muitos outros aspectos.
Projetos vivenciados no colégio
1 - Andança;
2 - Itinerários - Ensino Médio;
3 - FestVoc;
4 - Sustentabilidade: Meu mundo um olhar sustentável para uma melhor quali;
5 - Oficina das finanças;
6 - Semana de valorização à vida;
7 - Festa Junina;
8 - Dom Expedito Lopes;
9 - Orientação profissional, empregabilidade e empreendedorismo;
10 - Encanto do Natal

Missão
A Missão do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença, através da oferta da educação escolar é: propagar a evangelização, em consonância com a filosofia das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil. Entretanto, esse propósito não constitui função primordial do Estabelecimento, Isto é, transmitir a doutrina católica através da evangelização, desde que seu propósito também esteja voltado para educar as pessoas, considerando a sua totalidade e potencialidade, construindo assim, uma comunidade que possa voltar seus interesses para a compreensão da mensagem dos Evangelhos e a prática de fraternidade, como também para a formação intelectual, para construção de atitudes indispensáveis à prática da cidadania e inserção no mundo do trabalho.
O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, como Instituição Educacional que professa a Religião Católica Apostólica Romana, propõe-se a educar crianças e jovens, considerando a sua Missão, levando em conta o ser humano em sua totalidade e deste modo conciliar a base científica com a fé cristã.
Visão
A filosofia educacional desta Instituição Escolar entende que o conhecimento, por si só, é insuficiente para nortear a vida das pessoas. É necessário, portanto, que o conhecimento esteja aliado à fé - e, principalmente à fé segundo os Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo - considerando o resgate do ser humano em sua totalidade – corpo e alma, numa visão salvífica. Desse modo, todo conhecimento deverá considerar o ser humano em sua dimensão maior: Pessoa detentora de uma condição especial. O que justifica a expressão: “Imagem e semelhança de seu Criador”, capaz de construir e dominar tecnologias e aplicá-las com vistas à formação de uma sociedade (no sentido pleno da palavra) humanizada.
Valores
Promover os meios necessários para que o educando/estudante, sob a sua responsabilidade, adquira Valores - aliados aqueles trazidos do seu primeiro grupo social: a família - para que possa desenvolver suas potencialidades e tornar-se capaz de exercer a sua cidadania no meio em que esteja inserido e, sempre que se fizer oportuno, contribuir para a diminuição das injustiças e desigualdades que se manifestam na sociedade contemporânea, agindo com justiça e solidariedade.





















.jpg)

















.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

