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Proposta Pedagógica do Ensino Médio

             O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, ao elaborar esta Proposta, dá cumprimento ao que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n° 9.394/96). E, especialmente, trata de cumprir as demandas referentes ao Ensino Médio, que enquanto última etapa de Ensino da Educação Básica se embasa na Lei de Diretrizes e Bases – LDB Nº 9394/96 (Artigos 35 e 36), como também na Resolução/CNE nº 2/2012, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e na Lei Nº 13. 415/2017, conforme alterações no Art. 35-A e Art. 36 & 1º da LDB Nº 9394/96.

          Ao longo e ao término do Curso, o estudante matriculado no Ensino Médio no Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA deverá:

  • Entender que a construção de saberes, envolvendo não só conceitos como procedimentos e atitudes, socialmente relevantes, deverá garantir o exercício da cidadania, além de habilidades para o aperfeiçoamento cultural;
  • Atuar como cidadão, consciente e responsável, respaldado nos princípios da ética democrática, dignidade, participação, respeito mútuo, justiça e responsabilidade, considerando o diálogo e solidariedade, como fatores relevantes em convivência social;
  • Identificar-se como usuário e interlocutor de linguagens que estruturam uma identidade cultural própria;
  • Explicitar formas de articulação das disciplinas curriculares para organizar, conduzir e avaliar o seu aprendizado, face à Proposta Pedagógica deste Estabelecimento de Ensino;
  • Obter informações contidas em diferentes fontes e expressá-las em diferentes linguagens, associando-as às soluções possíveis para situações-problema de diversas naturezas, em seu cotidiano e no contexto social no qual está inserido;
  • Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania, em prol da comunidade local, regional e global;
  • Apresentar uma postura perspicaz, investigadora e criativa diante do próprio conhecimento e das distintas práticas pedagógicas que se operam no ambiente escolar.

    ( documento na íntegra na secretaria do colégio.)

 

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