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Hino:

 

Em unidade cristã invencível, fruto de heróico e contante labor

Qual sacro luzeiro, resplendes paz e amor.

Em Garanhuns onde a seiva sagrada, da instrução fulgurante transluz,

És meu Ginásio do Arraial, um Coração de Luz!

Oh! Juventude em flor, teu canto sem igual,

Do teu ginásio o ardor reflete o ideal

Em busca do saber, confirmam teu valor

Teu nobre proceder e teu fervor.

Canta feliz juventude imortal,

Canta vibrante, radiosa a sorrir

Vencer a batalha não é o ideal.

Prefere na luta com amor prosseguir!

Berço de glórias, de amor e virtude 

São louros d'alma, conquistas da fé

Encerra a força que nos mantém de pé.

Fiéis seguimos teus ensinamentos que nos inspiram o pátrio dever

Núncias de altivos ideais de ti, queremos ser.

Quando o amanhã surgir em mil recordações

Feliz hás de ouvir que nossos corações

Cantando a te exaltar o amor em oração

Te põem sobre o altar da gratidão!

Canta feliz juventude imortal,

Canta vibrante, radiosa a sorrir

Vencer a batalha não é o ideal.

Prefere na luta com amor prosseguir!

 

 

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Karla Cybele da silva - Cantora

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Hoje, o CMA é o colégio que oferece a melhor estrutura física para assegurar aos seus estudantes um ambiente amplo, confortável e equipado com modernos meios tecnológicos para formar pessoas novas capazes de construir um futuro próspero e de muitas realizações.  Dispõe ainda de capela; quadra poli-esportiva; laboratórios de informática, ciências, matemática e artes; salas de aula equipadas com computadores e projetores multimídia; sala de leitura; salão de eventos; parque infantil e muito mais!


ATIVIDADES COMPLEMENTARES E EXTRA-CLASSE:

• Laboratório de matemática
• Laboratório de Informática
• Pesquisas Bibliográficas
• Esportes
• Excursões Culturais e recreativas
• Jornadas de reflexões
• Palestras e Debates
• Oficinas Culturais
• Oficinas de pintura
• Grupos de Oração e Reflexão


SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO

I – Psicologia
O serviço de apoio psicopedagógico que funciona paralelo a direção, coordenação, equipe disciplinar, professores, alunos e pais, tem como objetivo interagir e socializar o processo educacional e, quando necessário, realizar atendimentos individuais, com os alunos e/ou pais, relacionados às dificuldades cognitivas, de relacionamento interpessoal, como também outros tipos de situações apresentadas pelos alunos que interfiram no processo de ensino-aprendizagem.
Psicóloga: 
II – Coordenação Pedagógica
Tem por função assessorar os professores e alunos nos aspectos comportamentais, organizacionais e estratégicos, tendo em vista um melhor desempenho e aprimoramento no processo ENSINO X APREDIZAGEM.

 

A Estrutura Administrativa do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença tem a seguinte composição:


I. gestão;
II. secretaria;
III. tesouraria;
IV. equipe técnico-pedagógica;
V. serviço de atendimento e orientação psicológico/psicopedagógico;
VI. serviço de orientação religiosa;
VII. coordenação de educação física e desportos;
VIII. setor de arte e cultura;
IX. corpo docente;
X. equipe administrativa (Funcionários de Apoio Administrativo e de Serviços Gerais).

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              Considerando a dinâmica social que se opera na atualidade, a proposta pedagógica pauta-se em uma pedagogia, voltada para a formação do ser humano como agente da história e construtor do conhecimento, primando pelo seu desenvolvimento intelectual e humano para o exercício consciente da cidadania, aliado à construção de competências para as práticas sociais em uma sociedade complexa e globalizada. Sob essa ótica, a proposta pedagógica,  tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências e habilidades por parte do estudante, visando à obtenção de resultados exitosos quanto à sua aprendizagem.

             O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, ao elaborar sua proposta pedagógica, dá cumprimento ao que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n° 9.394/96).

            E, para ofertar a Educação Infantil, trata de cumprir a Emenda Constitucional nº 59/2009 – Incluída na LDB em 2013 – como também a Resolução CNE/CEB nº 5/2009.

            Na oferta do Ensino Fundamental, especialmente, trata de cumprir as Leis Federais de Nºs 11.114 de 16 de maio de 2005 e 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, as quais dispõem sobre a matrícula aos seis anos de idade no Ensino Fundamental e a implantação de uma nova organização para este nível de ensino com duração de nove anos de escolarização.

           Como também nas demandas referentes ao Ensino Médio, que enquanto última etapa de Ensino da Educação Básica se embasa na Resolução nº 2/2012, a qual define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e na Lei Nº 13.415/2017, conforme alterações no Art. 35-A e Art. 36 & 1º da LDB N° 9.394/96 .

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                        Missão

             A Missão do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença, através da oferta da educação escolar, é propagar a evangelização, em consonância com a filosofia das Missionárias de Nossa Senhora de Fátima do Brasil. Entretanto, esse propósito não constitui função primordial do Estabelecimento, Isto é, transmitir a doutrina católica através da evangelização, desde que seu propósito também esteja voltado para educar as pessoas, considerando a sua totalidade e potencialidade, construindo assim, uma comunidade que possa voltar seus interesses para a compreensão da mensagem dos Evangelhos, e a prática de fraternidade, como também para a formação intelectual e para construção de atitudes indispensáveis à prática da cidadania e inserção no mundo do trabalho. Esse ideal, além de estar direcionado aos educandos/estudantes, também deverá abranger os administradores, professores e funcionários, e por extensão os seus familiares.

             O Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença - CMA, como Instituição Educacional que professa a Religião Católica Apostólica Romana, propõe-se a educar crianças e jovens, considerando a sua Missão, e levando em conta o ser humano em sua totalidade, de modo a conciliar a base científica com a fé cristã.

  

                          Visão

               É no contexto acima, que a filosofia educacional desta Instituição Escolar deverá basear-se. Isto faz sentido, considerando que o conhecimento, por si só, é insuficiente para nortear a vida das pessoas. É necessário, portanto, que o conhecimento esteja aliado à fé - e, principalmente a fé segundo os Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo - considerando o resgate do ser humano em sua totalidade – corpo e alma, numa Visão salvífica. Desse modo, todo conhecimento deverá considerar o ser humano em sua dimensão maior: Pessoa detentora de uma condição especial. O que justifica a expressão: “Imagem e semelhança de seu Criador”, capaz de construir e dominar tecnologias e aplicá-las com vistas à formação de uma sociedade (no sentido pleno da palavra) humanizada.

 

                          Valores

         Diante do exposto, compete a este estabelecimento de Ensino proporcionar os meios necessários para que o educando/estudante, sob a sua responsabilidade, adquira Valores - aliados aqueles  trazidos do seu primeiro grupo social: a família - para que possa desenvolver suas potencialidades e tornar-se capaz de exercer a sua cidadania no meio em que esteja inserido e, sempre que se fizer oportuno, contribuir para a diminuição das injustiças e desigualdades que se manifestam na sociedade contemporânea, agindo com justiça e solidariedade.